Olá pessoas vaidosas. Tudo parece lindo até o começo dos vinte e poucos anos, mas mesmo se protegendo do sol da melhor maneira possível, você descobre que manchas começam a surgir, quem nunca se protegeu dos raios UV também começa a notar o problema surgindo, só que de maneira bem mais severa. Tudo pode ser uma brecha para a derme começar a se pigmentar, uma marca de espinha, alterações hormonais, medicamentos, gravidez e até mesmo uma picada de inseto. Tendo em vista que mancha é o problema mais difícil de resolver com tratamentos e dermocosméticos, até mesmo mais complicado que rugas e perda de firmeza, as pessoas entram em desespero. Muitos cremes caros, peeling e reaplicação quase doentia de filtro solar ao longo do dia acabam por deixar o paciente desapontado, pois todas as medidas tomadas nada adiantam ou pouco resolvem, é ai que entra o principio ativo mais 'odiado e amado' de nossos dias atuais, a Hidroquinona.
O Que é Hidroquinona e Para Que Serve:
Hidroquinona é um composto orgânico aromático, é um difenol, substância eminente redutora. A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque.
Como Age:
O composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina.
Resultados:
Apesar de ser o ativo mais prescrito pelos dermatologistas e o mais poderoso para combater as manchas, a Hidroquinona só tem seus primeiros resultados após dois meses em média de aplicação regular. Seu uso geralmente não ultrapassa oito meses, pois o mesmo apresenta problemas com o uso prolongado. O que se pode esperar é que a pele no geral fique mais uniforme e bonita, alguns tipos de manchas desaparecem, outras ficam menos evidentes e a face ganha alguns tons mais claros, desta maneira ela revela uma pele com menos imperfeições e com o tom mais regular.
Os Problemas da Hidroquinona:
Sabe-se que a aplicação tópica da Hidroquinona pode ocasionar a ocorrência de leucomelanodermias em confete, um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina, e da ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele. Além dessas anormalidades e da ocorrência de câncer, estudos mostram a ocorrência de adenoma renal e leucemia em experimentos animais, indicando sua nefrotoxicidade. Hoje, é conhecido o modo como a Hidroquinona e seus metabólitos podem causar dano ao DNA e inibir a apoptose de células em mutação. Seu uso diário também pode provocar acúmulo no corpo através da absorção sistêmica. (fonte: Mauricio Pupo).
Para informações mais completas sobre os riscos da Hidroquinona, sugiro um texto que foi publicado originalmente pelo The New York Times e editado e republicado pelo Vaidade Derme com o título: O Que Os Clareadores Realmente Fazem? E Os Riscos Da Hidroquinona. Neste post você encontrará informações bem completas sobre toda a problemática que a Hidroquinona pode causar. Em vários países o uso já foi proibido ou o acesso dificultado, por hora o Brasil libera a Hidroquinona mas a Anvisa estuda a possibilidade de proibi-la devido vários estudos mundiais que tem demostrado que os riscos não justificam os resultados.
Algumas marcas disponíveis no mercado
Algumas marcas disponíveis no mercado
Reações da Hidroquinona:
As dificuldades mais sentidas pelos pacientes são pele seca, vermelhidão, coceira, inchaço e sensibilidade, podendo também apresentar formação de bolhas, aparecimento de pigmentos azuis e pretas na pele, neste caso o uso deve ser interrompido e o médico consultado.
Combinações Com Hidroquinona Para Efeitos Mais Potentes:
Hoje a hidroquinona é encontrada em medicamentos tópicos com concentrações de 2% á 4%, ela pode ser o único composto ou em combinação com demais ativos que potencializam seus efeitos, destes, o mais famoso é o Ácido Retinóico, juntamente com algum corticóide. A mais clássica dessas combinações é chamada de Fórmula de Kligman que consiste em fluocinolona á 0,01%, hidroquinona á 4% e tretinoína 0,05% .
Já manipulado, a Hidroquinona pode ser formulada de 2% á 10%, que também pode ser apenas Hidroquinona ou em associação á outros ativos, segue uma lista de algumas possibilidades de manipulação:
* Hidroquinona 5%; Tretinoína 0,05%; Dexametasona 0,05%; Creme Lanette qsp 30g.
* Hidroquinona 2,5g; VC-PMG 1,5g; Hidrocortisona 0,05g; Creme Lanette qsp 30g.
* Hidroquinona 3%; Ácido Glicólico 6% Alfa Bisabolol 0,5%; Gel qsp 30g.
* Hidroquinona 4%; Ácido Kójico 2%; Ácido Glicólico 6%; Creme qsp 30g.
* Hidroquinona 10%; Azeloglicina 15%; Hidrocortisona 0,05%; Creme qsp 30g.
Ácido Retinóico e Hidroquinona de forma separada
O Que Fazer Para Que o Tratamento Seja Confortável:
As dicas são simples e certamente irão ajudar o paciente ao longo do tratamento suportar possíveis efeitos colaterais. Lave o rosto com uma sabonete mais neutro, remova totalmente a Hidroquinona pela manhã, evite ao máximo a exposição ao sol e mesmo assim capriche na aplicação e reaplicação do filtro solar (reaplique pelo menos no meio do dia). Passe uma fina camada sobre a pele que irá receber o tratamento, não exagere na dose, use apenas o suficiente e caso seja necessário use um dia sim e outro não, ou dois dias sim e um não, o importante é ter paciência e disciplina. Por fim e não menos importante, desconsidere o uso de cremes muito abrasivos que contenha outros ácidos e adstringentes que ressequem e esfoliam a pele.
Contra-Indicação:
Hidroquinona é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade, alergia ou intolerância ao componente Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não devem usar.
Mais uma opção de marca disponível no mercado
Considerações Finais e Depoimento Pessoal:
O mais importante é ir em um médico de confiança e ter uma conversa legal, não saia por ai comprando coisas que podem acabar por danificar sua pele ou agravar o problema, principalmente se seu conhecimento for mínimo, o mais legal é seguir uma rotina de cuidados bem dirigida por um profissional. Apesar das 'monstruosidades' da Hidroquinona, eu mesmo faço uso as vezes por um tempo mais curto e muito das vezes associado a tretinoína e tudo sempre foi bem tranquilo, minha pele fica mais clara, com um tom mais belo, as manchas temporárias de acne somem muito mais rápido e a face revela tons desiguais praticamente nulos, sem nenhum problema grave, no máximo uma leve coceira no pescoço que geralmente passa em dois dias e uma descamação hiper leve no queixo que ocorre a cada 20 dias em média, no mais a Hidroquinona tem me ajudado a alcançar de maneira considerável uma rosto mais apresentável dentro do possível.
Existem várias opções de dermo/cosméticos que também tem um respeito grande dos médicos e estudos científicos que podem lhe ajudar a obter uma pele com menos manchas, o Vaidade Derme fez um texto mostrando alguma dessas opções: 30 Opções de Clareadores Faciais | Luta Contra Manchas. Infelizmente ainda não existe uma solução totalmente eficaz e segura contra as variadas formas de manchas, o filtro solar continua sendo o seu melhor amigo quando o assunto é pigmentação e também o temido envelhecimento. É muito mais fácil se prevenir do que correr atrás dos danos.
Se você gostou deste texto, então certamente irá adorar o 25 Tops Ativos Que Clareiam a Pele. Conheça o Poder e Opções no Combate as Machas e Tons Irregulares.
1 comentários:
Essas combinações de ácido glicólico, hidroquinona, gel creme e alfa bosobolol é ótimo........
Postar um comentário